top of page

CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO PARA IDOSOS

ATRAVÉS DAS ARTES MANUAIS

Sem Título-3.jpg

Encontros de criatividade e expressão para idosos, utilizando como ferramenta criadora e mediadora as artes manuais. Nestes encontros, exploraremos diversas técnicas, como desenho, pintura, colagem, bordado, em variados suportes (papel, tecido, e outros). 

São encontros individuais, com 1h30 de duração, em domicílio. Veja mais informações abaixo. 

 

A quem se destina

Idosos com interesse em trabalhos manuais, iniciantes nas artes, sendo:

  • idosos com independência

  • ou idosos com algum grau de dependência, com Alzheimer ou outras demências, depressão, ou outras deficiências, com capacidade preservada de compreensão de instruções simples, e capacidade preservada (mesmo que reduzida) de realização de atividades manuais. 

 

*Idosos que precisam de cuidador (profissional ou familiar) para suporte constante em suas atividades diárias, precisarão estar acompanhados deste durante o encontro, para apoio, por exemplo, em mudanças de postura, caminhar, e adaptações que forem necessárias

 

Como funciona? 

Encontros individuais, semanais (pré-agendados, em dia de semana e horário fixos), com 1h30 de duração, em domicílio. Com material incluído. 

Objetivo

Desenvolver habilidades criativas, em um espaço de troca, escuta e diálogo, utilizando a arte como ferramenta mediadora para:​

  • Exercícios imaginativos, lúdicos;

  • Experimentação com materiais variados;

  • Criação de obras e objetos;

  • Expressão de ideias;

  • Expressão de sentimentos e necessidades;

  • Exercício motor fino;

  • Estímulo cognitivo, ou seja, das capacidades mentais de atenção, memória, linguagem e planejamento, além da criatividade já mencionada, o que contribuirá também para o autocuidado;

  • Ampliar senso de identidade pessoal, significado;

  • Ampliar a resiliência (experimentar, errar, tentar de novo);

  • Estimular pensamento crítico e criativo, o que auxilia na solução criativa de problemas. 

Materiais utilizados

Os materiais básicos estão incluídos (papéis, lápis, tintas, pincéis, etc), e serão oferecidos de acordo com as atividades realizadas. Para viabilidade de recursos, os materiais oferecidos serão aqueles encontrados em papelarias comuns, de qualidade escolar ou universitária, com qualidade suficiente para realizar as atividades e obter bom resultado. 

 

Valor

Sob consulta. Entre em contato (CLIQUE AQUI)

Quem sou?

Sou artista, artesã, ilustradora e fotógrafa. Tenho 40 anos, e desde criança, sempre gostei muito de desenho, pintura, colagens e música, mas a vida me levou por outros caminhos, e fui fazer graduação na área da saúde. Em 2002, a arte me chamou de volta (na época, através da música); deixei minha primeira faculdade, e foi em 2006 que comecei a trabalhar como artesã. Posteriormente, me formei em Fotografia, área na qual atuei por mais de 10 anos e, paralelamente, fui sempre mesclando novos conhecimentos. Em 2020, com a pandemia, tive tempo para me dedicar a outros grandes desejos: desenhar e pintar - não fazia isso desde criança -; e também bordar. 

Para o campo da saúde sempre mantive um olhar, porque me interessam as questões relacionadas à saúde integral, bem-estar, e qualidade de vida. Em 2017 e 2018, a convite de uma grande amiga, atuei semanalmente como oficineira de arte junto à avó dela, Dona Mariinha, com 91 anos, e Alzheimer avançado. Neste período, fiz uma capacitação em cuidados de idosos, e em 2018 trabalhei aos finais de semana como cuidadora de Dona Elza (92 anos, com Alzheimer avançado também), oferecendo, além dos cuidados básicos, atividades artísticas, jogos, leitura e escrita, para estímulo cognitivo. Que aprendizado e que gratificante foi este período com elas! Vale dizer que, quanto à saúde e bem-estar, a arte contribui também com minha própria qualidade de vida, pois me proporciona uma oportunidade de expressão, introspeção e relaxamento, o que me ajuda no autocuidado relacionado à ansiedade e, atualmente, artrite; além de, claro, ser a base de meu trabalho. 

Nos últimos anos também me interessei pelo tema da escuta e do diálogo nas relações (pessoais, profissionais e, especialmente, relações de cuidado), e para ampliar esta habilidade de 2017 a 2021 fiz cursos de Comunicação Não-Violenta e uma formação em Mediação de Conflitos, área na qual tive a oportunidade de atuar como voluntária, e também como facilitadora de oficina. 

O que ofereço agora é, então, a soma de tudo isso: trabalhar com arte, com idosos, com escuta e trocas, além de poder ensinar e contribuir. 

Informações Adicionais:
Disponibilidade (região):
Apenas em São Paulo/SP, nos bairros de Vila Mariana, Saúde, Aclimação, Paraíso, Bela Vista, Consolação, Santa Cecília, Higienópolis, Sumaré, Pompéia, Perdizes, Vila Madalena e proximidades.  

É um curso? 

Não é um curso, as atividades não se destinam à formação de artistas proficientes, nem especialistas em uma técnica específica; o roteiro não é linear ou pré-estabelecido, e será definido no processo com cada pessoa, de acordo com os interesses e possibilidades identificados em cada encontro, à medida que as atividades forem sendo desenvolvidas.  O objetivo é estimular o potencial de criação, a experimentação, além de ampliar o bem-estar e a qualidade de vida, criando para a pessoa idosa um espaço de elaboração pessoal e relaxamento. 

 

É uma terapia?

Minha formação é em arte, e por isso não é um serviço de terapia (não sou formada em arteterapia, terapia ocupacional ou psicologia, por exemplo). Mas considero, sim, uma prática dentro do campo dos cuidados. 

 

Substitui o cuidador?

Não, este trabalho é uma oficina de arte, e não substitui o cuidador. Idosos que precisem de apoio/acompanhamento de cuidador, seja familiar ou profissional, devem tê-lo presente na residência no momento da sessão, para o suporte pessoal que lhe for necessário. 

bottom of page