Haja paciência!
- 13 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de ago.

Pintura é paciência. Algumas começo e termino com alegria. Algumas nem tanto, logo que começo, detesto. E no papel não tem volta... Então, continuo. E vou não gostando, e vou não gostando, e vou não gostando... Solto uns grunhidos... Quando chego ao fim, gosto. Às vezes não, faz parte. Mas é preciso paciência pra chegar ao fim e tentar não julgar tanto no caminho. Não julgar é tarefa árdua, não sei se possível; não acreditar ou se apegar ao julgamento é melhor, porém tarefa que pode ser bastante árdua também, até desconstruir o hábito. É preciso gostar do processo (clichê?); ou se não apenas seguir o processo; ou quem sabe aproveitar a energia da raiva que te domina e terminar: são camadas e camadas, ajustes, aceitar acasos, alguns borrões, e outras coisas que saem do planejado.
Há com certeza gente que sempre começa, continua e termina certeira e confiante, tamanho o domínio. Mas dessa afirmação, duvido. Não conheço essa gente.
Outro lado: nem tudo precisa ser terminado. Ter um certo desapego e deixar pra lá também faz parte. Rasgar gostoso quando fizer bem.
Sem novidade nisso tudo. Na dúvida, seguir fazendo que em 10 anos estará ainda melhor, acredito. E quando chegar lá, provavelmente renovar os votos por mais 10.




Comentários